TODOS OS MODELOS DE BANCOS DE CAPACITORES PARA A CORREÇÃO DE FATOR DE POTENCIA
A correção de fator de potencia começa através da medição elétrica da empresa e levantamento dos tipos de cargas presentes. Para a medição para a correção de fator de potencia temos um equipamento simples e de custo reduzido:
EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS – MED6400
A Maleta de Medição de Grandezas Elétricas WGR, modelo MED6400, foi desenvolvida devido à grande necessidade de se calcular o total de capacitores a serem instalados em clientes que recebem energia elétrica em baixa tensão (sem cabine de entrada) de forma rápida, eficiente e com baixo custo. Possui um TC bipartido de 400/5A e quatro garras para serem ligadas entre fase-fase ou fase-neutro.
Para calcular o kVAr necessário para correção do fator de potência basta ligar a maleta no local em que se deseja medir, solicitar que todas as cargas sejam ligadas e visualizar no display da maleta o kVAr necessário para se atingir o fator de potência pré-programado.
Esta solução dispensa cálculos e atribui credibilidade à empresa que está executando o serviço. O controlador também mostra a distorção harmônica total e individual de tensão e corrente, até a 19ª harmônica, sendo fundamental para determinar se o banco de capacitores a ser fornecido deve possuir bloqueadores de harmônica (reatores de dessintonia).
O medidor mede ainda, tensão, corrente, potência ativa, potência reativa e potência aparente instantâneas.
Após determinar a necessidade de capacitores necessários para a correção de fator de potencia, terá que ser feito a especificação de cada banco de capacitor com poência, tensão, tipo de banco e se deverá possuir proteção para harmônicas.
A WGR também executa o serviço de medição e especificação dos bancos de capacitores para a correção de fator de potência.
MEDIÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
A WGR presta serviços de medição do Fator de Potência através de medidores de grandezas elétricas de última geração, que instalados nos transformadores, alimentadores ou painéis de força, por um período de tempo representativo, permitem a elaboração de um completo relatório de nossa equipe técnica. Este relatório é conclusivo com a potência e tipo do banco a ser instalado. Além disso será determinado se o banco de capacitor necessitará de bloqueadores de harmônicas e/ou tiristores para a correção de cargas rápidas.
Benefícios para os clientes:
- Melhoria da tensão
- Redução de perdas
- Redução significativa do custo de energia elétrica
- Aumento da eficiência energética da empresa
- Aumento da vida útil das instalações e dos equipamentos
- Redução do efeito Joule
- Avaliação do nível de harmônicas (tensão e corrente)
- Liberação de capacidade para instalação de novos equipamentos, sem a necessidade de investimentos em transformadores ou substituição de condutores.
A correção de fator de potencia tem recebido muita atenção nos últimos anos devido ao payback rápido que ela proporciona. Muitos eletricistas tem feito cursos de especialização em correção de fator de potencia em nossa sala de aula e se torna habilitado para realizar o trabalho de correção de fator de potencia nos diversos tipos de cargas existentes.
Segue abaixo rezumo do curso que ministramos sobre a correção de fator de potencia:
CURSO BÁSICO DE CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
- Quando: aos sábados (aguardem novas datas)
- Onde: Lapa – São Paulo (não transmitimos online)
- Carga horária: 4 a 5 horas em um único dia
PROGRAMAÇÃO:
- 8:30 – Chegada / café da manhã
- 9:00 – Início (aula teórica)
- 12:00 às 13:00 – Pausa para almoço (não incluso)
- 13:30 às 15:00 – Aula prática
PRINCIPAIS TÓPICOS:
- O que é Fator de Potência
- Tipos de Cargas
- O que são Harmônicas
- Qual a melhor solução para cada cliente
- Como dimensionar o banco através da Maleta de Medição
- Como instalar o banco e qual o melhor ponto de conexão com a rede elétrica
Além disso, o participante poderá visualizar a correção do fator de potência com diversas soluções e tipos de carga.
PARA SABER MAIS SOBRE CORREÇÃO DE FATOR DE POTENCIA
Ligue para 11 2155-5500